Projetos
PORQUE TRABALHAR COM PROJETOS
Sabe-se que o trabalho pautado por metodologias ativas são de extrema importância para garantir a aprendizagem significativa e eficiente,
uma vez que coloca os estudantes no centro do processo de construção do conhecimento, incentivando-os a aprender de forma autônoma e participativa, a partir de problemas e situações reais.
E como metodologia ativa, o trabalho com projetos tem como objetivo o favorecimento da aquisição de competências para resolver problemas do cotidiano, bem como a criação de estratégias de organização dos conhecimentos escolares. Isto porque, coloca todos envolvidos em movimento maker, ou seja, “faça você mesmo/aprenda a fazer”, favorecendo a aquisição de inúmeras habilidades, tais como:
NOSSOS PROJETOS
Sua ajuda vale ouro
Projeto voltado para importância dos valores essências para convivência solidária, cujas atividades propostas efetivam a prática da solidariedade humana na comunidade escolar. Dentro desse contexto, buscamos promover a empatia, bem como aflorar a sensibilidade para ajudar aqueles que vivem em condições de vulnerabilidade na sociedade, proporcionando entre os participantes uma maior compreensão dos saberes sobre cidadania.
Grandes leitores, excelentes escritores
Utilizando histórias infantis procuramos trabalhar as múltiplas potencialidades das crianças para o convívio em sociedade. A proposta desse projeto é pautada na utilização da literatura como ferramenta indispensável na
formação do sujeito, que quando bem estimulado, torna-se capaz de atuar no mundo como leitor crítico e cidadão. Dentre as inúmeras estratégias desse trabalho, vale ressaltar o encantamento pela literatura através da ludicidade
que as histórias infantis proporcionam.
Fazendo arte com pincéis
A Arte na escola, de forma prazerosa e intensa, possibilita a ampliação do conhecimento de mundo do ser humano. Considerando que a Arte é parte importante dos processos comunicativos da criança, propomos a elas descobertas significativas, através de práticas que possibilitam expressar seus sentimentos e valores essenciais a vida, através das múltiplas linguagens artísticas desenvolvendo desse modo, as capacidades de criação, expressão, sensibilidade e estética.
Conhecendo nosso corpo
O banho do bebê é uma atividade de grande aprendizado que faz parte do currículo das escolas montessorianas. Tornando mais concreto o nosso estudo sobre o corpo humano e os hábitos de higiene, vivenciamos essa experiência com as crianças da educação infantil. Nessa oportunidade outros conhecimentos são trabalhados tais como: fases da vida, vestuário, produtos de higiene, rótulos etc. E a cada momento, os pontos de exploração do tema se intensificam. De acordo a maturidade das crianças, elas trazem dúvidas diferentes para a troca de conhecimento prévio